Sobre a Fio de Ouro

A Fio de Ouro tem uma história de mais de 20 anos, quando a catarinense de Lages, Naide Nath, abriu sua primeira loja de bordados em São José dos Campos – SP, inspirada numa loja que conhecia desde a infância, que tinha o mesmo nome.  A primeira loja era especializada em telas para bordar e outros trabalhos manuais, como crochet e tricot. Na época, o arraiolo  era o bordado mais procurado e Naide ficou famosa pelo seu grande talento na montagem de tapetes com lindas combinações de cores. Pessoas vinham de outras cidades para marcar seus tapetes com ela.

Em 1995, por uma grande coincidência da vida, dessas que a gente custa acreditar no mero acaso, a família resolve voltar para a sua cidade natal, Lages em Santa Catarina, e descobre que a antiga Fio de Ouro estava a venda. Naide, então, compra aquela Fio de Ouro da sua infância, que tanto havia marcado sua vida.

A Fio de Ouro, agora em Santa Catarina, passa a ser uma grande referência de artesanato e Naide mostra-se uma grande empresária. A Fio de Ouro é uma loja completa, com tudo o que uma crafter precisa.

No ano de 2010, a Fio de Ouro passa a ter uma nova atuação, criada pela arquiteta Carine Nath, filha de Naide, surge a Fio de Ouro Crafts. A ideia era modernizar a loja e atingir o comércio eletrônico, Carine uniu sua ligação com a arquitetura para criar um novo conceito:  crafting contemporâneo.  Percebendo que, como ela, pessoas que adoram bordar têm poucas opções de desenhos contemporâneos, Carine buscou criar junto com designers de arte visual, telas e motivos diferenciados e atuais, para as crafters moderninhas ou mesmo para quem ainda não sabe bordar, mas que está prestes a ter uma nova paixão!

Carine quis manter o nome da Fio de Ouro, já que tudo começou da mesma forma, pela paixão de uma mulher pelos trabalhos manuais. Em homenagem ao movimento Arts & Crafts, incluiu o Crafts ao nome: o movimento estético tem tudo a ver com a nova proposta da marca, uma arte decorativa que valoriza o artesanal e a arte feita pelas mãos das pessoas.

Veja a evolução da marca ao longo dos anos:

 

Conheça a loja Fio de Ouro: